Autoridades neozelandesas emitem advertência de tsunami
Um forte terremoto provocou uma grande confusão entre as pessoas de vários países do Pacífico Sul, para alcançar terrenos mais altos. O tremor de magnitude 8.1 atingiu o nordeste da Nova Zelândia. As autoridades estão alertando para uma ameaça de tsunami em locais tão distantes quanto o México e o Peru.
A Pesquisa Geológica dos EUA disse que o terremoto aconteceu por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (5), hora local, perto das Ilhas Kermadec. Foi o maior de uma série de tremores que atingiram a região durante as últimas horas.
Os terremotos provocaram a evacuação de milhares de moradores no escuro. As autoridades disseram à NHK que não houve relatos de mortes ou feridos até o momento.
A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia tem solicitado às pessoas, em algumas áreas costeiras da Ilha do Norte, que procurem, o mais rápido possível, terrenos mais altos.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA também informa que ondas de tsunami de um a três metros são possíveis em Vanuatu.
Outras áreas do Pacífico, incluindo México, Peru e Chile, podem ter ondas de até 1 metro.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am