Autoridades cautelosas após o fim do estado de emergência no Japão
O estado de emergência para Tóquio e três prefeituras vizinhas terminou após dez semanas. Algumas restrições estão diminuindo, mas as autoridades estão advertindo as pessoas a permanecerem em alerta.
O número de casos diários diminuiu em 80% desde que a declaração entrou em vigor no início deste ano. Mas houve um ligeiro aumento nos últimos dias, levando o governo a manter seu pedido para que restaurantes e bares fechem mais cedo, e para que as empresas incentivem o trabalho remoto.
Um homem disse que acha que vai continuar a equilibrar o trabalho comercial e o trabalho remoto. Outro homem disse que está preocupado que outra onda de infecções possa vir.
As companhias aéreas estão introduzindo novas medidas de segurança para tranquilizar os passageiros. A Japan Airlines revelou seu processo de check-in “no-touch” no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, na segunda-feira (22).
Uma mulher no aeroporto disse: “Eu não tenho que tocar na máquina, por isso evita ter que desinfetar todas as vezes”.
Enquanto isso, o governo está permitindo que mais pessoas participem de eventos de grande escala. Os locais podem atender até 50% da capacidade, com um limite máximo de 10.000 participantes.
O principal porta-voz do governo japonês está pedindo a todos que façam a sua parte para evitar outro surto de infecções.
O Secretário Chefe de Gabinete Kato Katsunobu disse que gostaria que todos tomassem medidas básicas para prevenir infecções, como usar máscaras, lavar as mãos e evitar os “Três Cs” – espaços fechados, lugares lotados e locais de contato próximo.
O lançamento da vacina BioNTech da Pfizer no país continua. Mais de meio milhão de pessoas foram inoculadas, a maioria das quais são profissionais da saúde.
E durante o fim de semana, o ministro da saúde disse que as vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca e Moderna poderiam ser aprovadas até o final de maio.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am