A OCDE pede o engajamento público nas políticas da Fukushima
Um órgão nuclear da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, emitiu um relatório sobre as lições e desafios apresentados pelo acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi há 10 anos.
O relatório, divulgado pela Agência de Energia Nuclear da OCDE na quarta-feira (3), explica como o governo japonês lidou com as conseqüências do acidente e como ele teve impacto sobre o mundo.
O relatório diz que os esforços do governo japonês levaram à implementação de melhorias nas usinas contra fenômenos naturais, como terremotos e enchentes, e melhorias na segurança com o objetivo de eliminar as ameaças de apagões no núcleo de refrigeração e energia elétrica de reserva.
Ele aponta que o acidente mostrou como é fácil perder a confiança do público na geração de energia nuclear e como é difícil recuperá-la.
Também diz que a experiência da Fukushima Daiichi estimulou um repensar sobre o papel das partes interessadas na tomada de decisões de política nuclear por parte de governos e indústrias.
O relatório enfatiza que o maior envolvimento dos residentes locais, autoridades e ONGs na tomada de decisões relativas às políticas de desativação e reconstrução de reatores é crucial para ganhar credibilidade e justificação.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am