11.3 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 11:57: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Navios chineses invadem águas territoriais do Japão ao largo das Ilhas Senkaku

spot_img

Navios chineses invadem águas territoriais do Japão ao largo das Ilhas Senkaku

A Guarda Costeira do Japão informou que quatro embarcações do governo chinês entraram em águas territoriais japonesas ao largo das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.

As autoridades da Guarda Costeira dizem que dois dos navios deixaram o local, mas outros dois ainda parecem estar se aproximando de um barco de pesca japonês e estão em alerta.

Os oficiais dizem que dois navios chineses entraram nas águas da Ilha Taisho pouco depois das 4 da manhã desta terça-feira (16). Eles dizem que os outros dois estão dentro das águas japonesas desde segunda-feira (15), por volta do meio-dia.

A Guarda Costeira do Japão disse que seus navios de patrulha estão circundando o barco de pesca japonês, enquanto avisam os navios chineses para deixarem as águas territoriais.

As autoridades dizem que um dos navios que deixou as águas na manhã de terça-feira parece estar equipado com um canhão. Eles dizem que não houve sinal de tentativa de uso da arma, mas que estão elevando seu nível de alerta.

A China promulgou, recentemente, uma lei que autoriza sua guarda costeira a usar armas contra navios estrangeiros que entram ilegalmente em áreas reivindicadas como suas águas territoriais.

Oficiais da Guarda Costeira japonesa dizem que esta é a primeira vez que um navio chinês com uma grande peça de artilharia entra nas águas do Japão desde que a lei entrou em vigor no início deste mês.

O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional e que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img