Governo japonês ordena o aterramento de Boeing 777 no país
O Ministério dos Transportes do Japão instruiu as companhias aéreas domésticas a suspenderem as operações de aeronaves Boeing 777 depois que um motor falhou logo após a decolagem nos Estados Unidos.
Um Boeing 777-200, de passageiros, da United Airlines saindo de Denver, Colorado, pousou com segurança neste sábado (20) , horário local, mas grandes peças do motor caíram em uma área residencial.
O ministério japonês emitiu a ordem para a All Nippon Airways e a Japan Airlines, que possuem frotas de 19 e 13 dos jatos Boeing 777 com o mesmo tipo de motor, respectivamente.
O ministério pediu às companhias que aterrassem os aviões enquanto as medidas necessárias estavam sendo estudadas.
Ambas as companhias aéreas dizem que planejam utilizar outras aeronaves e que seus vôos regulares não serão afetados.
O ministério dos transportes instruiu as companhias domésticas a aumentar as inspeções dos Boeing 777 após danos ao motor terem causado a aterrisagem de emergência de um avião da Japan Airlines no aeroporto de Naha em Okinawa, sudoeste do Japão.
Parte da cobertura do motor da aeronave foi perdida durante o vôo e um buraco de cerca de 28 centímetros de diâmetro foi encontrado em sua cauda horizontal.
O ministério disse que irá analisar quais medidas serão necessárias enquanto coleta informações da Administração Federal de Aviação dos EUA.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am