19 C
Kóka
segunda-feira, 18 agosto, 2025 1:49: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA terão “concorrência extrema” com a China diz Biden

O Presidente dos EUA Joe Biden diz que sua administração se envolverá em uma "competição extrema" com a China, adotando regras internacionais, mas romperá com os caminhos de seu predecessor, Donald Trump.

EUA terão “concorrência extrema” com a China diz Biden

O Presidente dos EUA Joe Biden diz que sua administração se envolverá em uma “competição extrema” com a China, adotando regras internacionais, mas romperá com os caminhos de seu predecessor, Donald Trump.

Biden fez os comentários em uma entrevista à CBS News no domingo (7).

Perguntado por que ele não se comunicou com presidente chinês Xi Jinping, Biden disse que ainda não teve oportunidade de falar com ele, acrescentando: “Não há motivo para não telefonar para ele”.

Biden disse que “provavelmente passara mais tempo com o Presidente Xi do que qualquer líder mundial”, tendo “tido 24, 25 horas de reuniões privadas” com ele quando ele era vice-presidente.

Descrevendo Xi como “muito brilhante” e “muito duro”, Biden disse que conhece o líder chinês “muito bem”.

Biden disse que os EUA e a China “não precisam ter um conflito, mas vai haver uma competição extrema”. Ele acrescentou que “não vai fazer do jeito que Trump fez”, mas que “vai se concentrar nas regras internacionais”.

A administração Biden parece disposta a trabalhar com a China na mudança climática e em outras áreas.

Mas parece pronta para ser dura com a China, se necessário, em campos como diplomacia, segurança, comércio e direitos humanos, priorizando a cooperação global, bem como a lei e a ordem internacional.

A atenção está focada em quais políticas específicas a administração Biden implementará para lidar com a China.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img