Empresas de tecnologia pagarão por notícias sob a lei australiana
Uma nova lei australiana obrigará os gigantes tecnológicos como Facebook e Google pagarão aos editores de notícias por artigos compartilhados em suas plataformas. Espera-se que a legislação prepare o cenário para mudanças legislativas similares em outras partes do mundo.
Os legisladores aprovaram a lei nesta quinta-feira (25).
Eles dizem que ela foi projetada para assegurar uma alocação mais justa de receita para as organizações de mídia locais, que continuam a perder grandes quantidades de dinheiro publicitário para os provedores de mídia social e outros pesos pesados da tecnologia.
Oficiais do governo estão anunciando a lei como uma novidade mundial. Eles dizem que isso ajudará a fomentar um jornalismo de interesse público mais sustentável.
O Facebook sinalizou, inicialmente, que iria combater a mudança. Na semana passada, a empresa proibiu todos os links para a mídia criados pelos veículos de notícias australianos em sua plataforma.
Mas os executivos recuaram depois que Canberra suavizou partes do projeto de lei. Sob as mudanças, quaisquer acordos que as empresas de tecnologia já tenham com grupos de mídia serão levados em consideração ao decidir se aplicarão a lei.
O Google também se preparou para um confronto mesmo ameaçando deixar a Austrália por completo, mas cedeu no último momento.
A empresa fechou acordos para pagar várias editoras pelo uso de seu conteúdo.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am