Embaixador italiano no Congo é morto em ataque
O embaixador da Itália na República Democrática do Congo e outras duas pessoas foram mortas em um ataque a uma escolta do Programa Mundial de Alimentos – PAM.
O governo italiano disse que o embaixador Luca Attanasio, seu guarda pessoal, e um motorista congolês foram mortos no ataque que ocorreu na parte oriental do Congo na segunda-feira (22).
O PAM disse que eles estavam a caminho para inspecionar um programa de refeição escolar administrado pela organização da ONU.
O Ministro das Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio, disse que seu país não poupará esforços para lançar luz sobre o ataque brutal o mais rápido possível.
A parte oriental da República Democrática do Congo tem sido flagelada por confrontos entre o governo e grupos armados, que lutam pelo controle dos recursos subterrâneos.
O PMA intensificou seus esforços para entregar alimentos às pessoas que lutam na região. No ano passado, a organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição para a melhoria das condições de paz nas áreas afetadas por conflitos.