Reino Unido fará solicitação para se juntar à TPP
O governo britânico disse que solicitará a adesão à Parceria Trans-Pacífico, ou Trans-Pacific Partnership – TPP, para expandir e aprofundar seus laços comerciais com a região Ásia-Pacífico.
A Secretária Britânica de Comércio Internacional, Elizabeth Truss, fará o pedido formalmente após manter conversações com suas contrapartes do Japão e da Nova Zelândia na segunda-feira (1º).
O Japão é o país presidente e a Nova Zelândia serve como depositária da TPP, de 11 membros, também conhecida como a Parceria Trans-Pacífico Abrangente e Progressiva, ou Comprehensive and Progressive Trans-Pacific Partnership – CPTPP.
A Grã-Bretanha, que deixou a União Européia há um ano, tem procurado expandir sua economia, fortalecendo as relações com países fora da UE.
Ela assinou um acordo de parceria econômica com o Japão em outubro passado e tem demonstrado grande interesse em aderir à TPP. A Grã-Bretanha será o primeiro país, além dos membros fundadores, a solicitar formalmente a adesão à parceria.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse, “a candidatura para ser o primeiro país a aderir à CPTPP demonstra nossa ambição de fazer negócios nos melhores termos com nossos amigos e parceiros em todo o mundo”.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am