Reino Unido abrindo um novo tipo de visto para os residentes de Hong Kong
O governo britânico está pronto para começar a aceitar pedidos de um novo tipo de visto para residentes de Hong Kong que possuem o status de British National Overseas, ou BNO.
O governo britânico anunciou um plano para introduzir o novo sistema de vistos para os portadores do BNO após o governo chinês ter imposto a lei de segurança nacional para Hong Kong no ano passado. A lei foi projetada para reprimir os movimentos anti-governamentais e pró-democracia em Hong Kong.
Sob o novo sistema, um visto especial será emitido para pessoas que nasceram em Hong Kong antes da transferência para a China em 1997 e que possuem o status BNO, assim como seus familiares elegíveis. As solicitações on-line estarão disponíveis a partir deste domingo (31).
Os titulares do novo visto poderão estudar e trabalhar na Grã-Bretanha. Depois de cinco anos no país com o visto, eles poderão solicitar o estabelecimento, seguido da cidadania britânica.
O governo britânico estima que 5,2 milhões de pessoas, ou cerca de 70% da população de Hong Kong, serão elegíveis para o sistema. Também estima que até 320.000 residentes em Hong Kong se mudarão para a Grã-Bretanha nos primeiros cinco anos.
O Primeiro Ministro Boris Johnson disse: “defendemos a liberdade e a autonomia – valores que tanto o Reino Unido como Hong Kong apreciam”.
O governo chinês anunciou que não reconheceria mais os passaportes BNO como documentos válidos de viagem ou de identificação. Pequim também advertiu que se reservaria o direito de tomar outras medidas.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am