11.1 C
Kōnan
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Moon busca soluções diplomáticas para questões da Segunda Guerra Mundial

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse que as questões do tempo da Segunda Guerra Mundial com o Japão deveriam ser resolvidas diplomaticamente, mas não forneceu detalhes específicos.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Moon busca soluções diplomáticas para questões da Segunda Guerra Mundial

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse que as questões do tempo da Segunda Guerra Mundial com o Japão deveriam ser resolvidas diplomaticamente, mas não forneceu detalhes específicos.

Durante sua conferência de imprensa de Ano Novo em Seul, na segunda-feira (18), Moon mencionou as chamadas “mulheres de conforto” e as pessoas que dizem que elas ou seus parentes foram forçados a trabalhar para empresas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

Um tribunal distrital em Seul ordenou ao governo japonês que pagasse uma indenização às mulheres. Moon disse que seu governo fará consultas com o Japão para encontrar uma solução com a qual as mulheres possam concordar.

O Supremo Tribunal da Coréia do Sul ordenou a duas empresas japonesas que pagassem indenização aos antigos trabalhadores ou seus parentes.

Os bens das empresas na Coréia do Sul foram apreendidos e os procedimentos legais para sua venda estão em andamento.

Moon disse que a venda forçada dos ativos não é desejável para as relações bilaterais, e que a busca de uma solução diplomática deve ter precedência antes que isso aconteça.

O governo japonês disse que qualquer direito de reivindicação foi resolvido completa e finalmente em 1965, quando o Japão e a Coréia do Sul normalizaram os laços diplomáticos.

Sobre o líder norte-coreano Kim Jong Un, Moon disse acreditar que ele tem uma clara vontade de paz, diálogo e desnuclearização.

Moon acrescentou que a posse de uma nova administração americana sob o Presidente eleito Joe Biden oferece uma oportunidade para um novo início das conversações intercoreanas.

SourceNHK World

Artigos relacionados

Índice Nikkei de Tóquio tem a maior queda em mais de 4 anos

Índice Nikkei de Tóquio tem a maior queda em mais de 4 anos O índice de ações de referência de Tóquio perdeu mais de 1.200...

Incêndio florestal em Ashikaga ainda continua em chamas

Incêndio florestal em Ashikaga ainda continua em chamas Bombeiros que lutam para conter um incêndio florestal na cidade de Ashikaga, ao norte de Tóquio, dizem...

Tóquio relata 270 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (26)

Tóquio relata 270 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (26) O governo metropolitano de Tóquio confirmou 270 novos casos de infecção por...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

São Paulo impõe o toque de recolher em todo o estado

0
São Paulo impõe o toque de recolher em todo o estado O estado mais populoso do Brasil, São Paulo, imporá um toque de recolher noturno...
Translate »