Mais residentes de Hong Kong buscam por refúgio em Taiwan
O número de residentes de Hong Kong que receberam autorização para permanecer por tempo prolongado em Taiwan em 2020 quase dobrou em relação a um ano antes.
As estatísticas da agência de imigração de Taiwan mostram que o número saltou de 5.858 pessoas em 2019 para um recorde de 10.813 em 2020.
O número de habitantes de Hong Kong que adquiriram residência permanente em Taiwan em 2020 foi de 1.576, 102 a mais do que no ano anterior.
As autoridades de Taiwan atribuem o crescimento à lei de segurança nacional da China para Hong Kong, que entrou em vigor em junho do ano passado. A lei foi concebida para reprimir as atividades pró-democracia.
Eles acreditam que mais residentes de Hong Kong querem se mudar para Taiwan, um lugar geograficamente próximo, com liberdade e democracia.
Um dia após a entrada em vigor da lei de segurança nacional em Hong Kong, Taiwan criou um novo escritório em Taipei que oferece consultas às pessoas de Hong Kong que esperam se mudar para Taiwan.
As autoridades taiwanesas também estão considerando facilitar a regulamentação para facilitar o trabalho dos jovens graduados das universidades de Hong Kong e daqueles com habilidades especializadas em Taiwan.
Mas as autoridades de Taiwan também estão desconfiadas de que pessoas ligadas ao Partido Comunista Chinês, ao governo ou às forças armadas também possam se candidatar, secretamente, para se mudarem para Taiwan.