Japão recebe resposta positiva dos EUA sobre o custo das bases americanas
Segundo a NHK, o governo dos EUA respondeu positivamente à proposta do Japão sobre sua parcela no custo de estacionar forças militares dos EUA no país para o próximo ano fiscal.
O Japão e os Estados Unidos não conseguiram chegar a um acordo sobre o valor da parcela do Japão no custo, nas conversações a nível de trabalho que começaram em novembro. Os dois lados adiaram a busca de uma conclusão antes do final do ano.
O acordo atual, que é feito a cada cinco anos, terminando em março.
Segundo a NHK, o governo japonês propôs que os dois países assinassem um acordo provisório para o ano fiscal de 2021, que começa em abril, com o valor mantido no mesmo nível deste ano fiscal.
A administração do Presidente Joe Biden tem demonstrado uma reação positiva à proposta, afirmando que ela vai diretamente ao ponto.
Os dois governos planejam retomar as conversações em nível de trabalho esta semana e buscar uma conclusão antecipada.
O Japão espera manter o nível atual de partilha de custos para o ano fiscal de 2022 e anos seguintes, quando os dois lados iniciarem negociações separadas no final deste ano.
A atenção está voltada para como a administração Biden, que parece estar buscando laços mais fortes com os aliados americanos, abordará a questão.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am