Japão não deverá utilizar vacina da Pfizer em menores de 16 anos
Segundo a NHK, o Ministério da Saúde do Japão está considerando limitar o uso da vacina contra o coronavírus chinês da Pfizer a pessoas com 16 anos ou mais de idade, por enquanto.
No mês passado, a Pfizer solicitou aprovação, no Japão, para sua vacina, desenvolvida em conjunto com a parceira alemã BioNTech. É o único fornecedor que solicitou a autorização no país.
Fontes dizem que o Ministério da Saúde está considerando excluir menores de 16 anos porque o ensaio clínico em andamento da vacina no Japão envolve apenas adultos com 20 ou mais anos de idade.
Dizem que os resultados dos ensaios realizados no exterior também carecem de dados suficientes sobre crianças com 15 anos ou menos. O menor risco de crianças desenvolverem sintomas graves do vírus pode ser outro fator.
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha já implementaram a vacina da Pfizer. Eles também limitam seu uso a pessoas com 16 anos de idade ou mais.
O Ministério da Saúde do Japão finalizará a idade alvo com base nos dados do ensaio clínico doméstico. Ele planeja estudar, rapidamente, a segurança e eficácia da vacina, e espera começar a vacinar os profissionais de saúde no final de fevereiro.
O Japão tem um acordo com a Pfizer para obter doses suficientes da vacina para 60 milhões de pessoas no primeiro semestre deste ano.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am