Japão inicia Ano Novo em meio a pandemia do coronavírus chinês
Pessoas de todo o Japão celebraram o Ano Novo em meio a medidas reforçadas para evitar a propagação do vírus chinês.
Muitos se reuniram no Cabo Nosappu, na prefeitura de Hokkaido, para assistir ao primeiro nascer do sol do ano.
Um homem disse: “O nascer do sol não muda todos os anos, não importa o que aconteça no mundo”.
A pandemia colocou freios na tradição de visitar um santuário de um dia para o outro na véspera do Ano Novo.
O Santuário Meiji, em Tóquio, abriu seus portões às 6 da manhã. Os fiéis mascarados foram vistos mantendo um metro de distância um do outro para atirar moedas em uma caixa de ofertas gigante.
Uma mulher disse: “Os funcionários prestam atenção às filas e ao distanciamento social. Também tentamos não nos aproximar muito um do outro”.
Um homem disse: “Eu rezei para que o coronavírus chinês diminuísse rapidamente para que pudéssemos, novamente, ter tempo de nos encontrar com outras pessoas”.
Os visitantes podem comprar amuletos de flechas e amuletos de boa sorte no santuário, mas eles não podem tocar nos itens antes de comprá-los.
As lojas de departamento no Japão estão se preparando para começar as vendas especiais de Ano Novo conhecidas como “lucky bags – sacolas da sorte”.
Para evitar congestionamentos, conjuntos contendo itens alimentícios são vendidos em um nível diferente do da seção de alimentos.
Kubota Toshiki , gerente de loja do Seibu Ikebukuro disse: “Estamos tomando estas medidas especiais para permitir que nossos clientes passem o tempo em nossas lojas com tranqüilidade”.
A loja de departamento colocou à venda cerca de 70% de suas sacolas da sorte no final do ano passado como uma forma adicional de reduzir a multidão.
- Japão e Reino Unido reforçam cadeias de minerais críticos - 1 de fevereiro de 2026 5:16 am
- Conversas trilaterais sobre a Ucrânia devem ser retomadas - 1 de fevereiro de 2026 4:59 am
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
















