Governo do Iêmen acusa Houthis de explosões em aeroportos
O governo do Iêmen disse que as explosões em um aeroporto no sul do país no início desta semana foram o resultado de um ataque com mísseis pelos rebeldes Houthi.
O governo disse, nesta quinta-feira (31), que 25 pessoas foram mortas e outras 110 feridas pelas explosões no aeroporto internacional da cidade de Aden no dia anterior. As explosões vieram imediatamente após a chegada ao aeroporto de um avião transportando ministros do governo iemenita vindos da Arábia Saudita.
O primeiro-ministro Maeen Abdulmalik Saeed disse, numa reunião do gabinete nesta quinta-feira (31), que as investigações preliminares indicam que os Houthis estavam por trás do ataque que utilizou mísseis guiados.
Mas ele não revelou provas do envolvimento dos Houthis nas explosões. Os Houthis não emitiram nenhuma resposta oficial.
O Iêmen tem estado envolvido em mais de cinco anos de guerra civil entre o governo, apoiado pela Arábia Saudita, e os Houthis apoiado pelo Irã.
O governo lançou um gabinete de unidade com separatistas em dezembro. Os dois lados tinham estado em desacordo apesar de sua cooperação anterior na luta contra os Houthis.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am