EUA exigem que a China pare de pressionar Taiwan
O Departamento de Estado dos EUA exortou a China a acabar com sua pressão contra Taiwan.
O porta-voz do Departamento, Ned Price, emitiu neste sábado (23), uma declaração indicando que a pressão militar da China sobre Taiwan está ameaçando a paz e a estabilidade regional.
A declaração expressa preocupação com as “tentativas contínuas da China de intimidar seus vizinhos, incluindo Taiwan”, instando Pequim a “cessar sua pressão militar, diplomática e econômica contra Taiwan e, em vez disso, iniciar um diálogo significativo com os representantes democraticamente eleitos de Taiwan”.
Diz: “Estaremos com nossos amigos e aliados para avançar em prosperidade, segurança e valores compartilhados na região indo-pacífico – e isso inclui o aprofundamento de nossos laços com Taiwan democrático”.
A antiga administração americana do presidente Donald Trump fortaleceu seu relacionamento com Taiwan, ao mesmo tempo em que aprofundou o confronto com a China.
A última declaração demonstra o compromisso da nova administração do Presidente Joe Biden de manter a posição dos EUA em relação ao aprofundamento dos laços com Taiwan.