EUA e China em “grave competição” diz Casa Branca
A secretária de imprensa da Casa Branca disse que os Estados Unidos estão em uma “séria competição” com a China, e que a administração do Presidente Joe Biden consultará os aliados americanos na definição de sua abordagem com Pequim.
Jen Psaki falou aos repórteres nesta segunda-feira (25), depois que o presidente chinês Xi Jinping advertiu contra “uma nova Guerra Fria” em uma reunião on-line do Fórum Econômico Mundial. Xi estava aludindo ao aumento das tensões entre os EUA e a China sob o comando do ex-presidente americano Donald Trump.
Psaki sugeriu que a posição dura do governo dos EUA em relação à China permanecesse inalterada. Ela disse: “A competição estratégica com a China é uma característica marcante do século 21”.
Psaki acrescentou que a conduta da China tem prejudicado os trabalhadores americanos e ameaçado a influência dos EUA nas organizações internacionais.
Psaki disse: “Pequim está, agora, desafiando nossa segurança, prosperidade e valores de maneira significativa que exigem uma nova abordagem dos EUA”.
Ela disse que a administração Biden quer usar “paciência estratégica”, conduzindo revisões internas, envolvendo tanto republicanos quanto democratas no Congresso, e realizando discussões com aliados americanos.
Antony Blinken, o indicado de Biden para secretário de Estado, disse que não há dúvida de que a China representa o desafio mais significativo para os Estados Unidos.
Falando em sua audiência de confirmação na semana passada, Blinken enfatizou que os EUA se manterão firmes contra a China em relação à segurança e aos direitos humanos.
O Secretário de Defesa Lloyd Austin também classificou a China de “a concorrente mais preocupante” para os Estados Unidos.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















