EUA acusa China de genocídio contra a minoria Uighur
A administração americana do Presidente cessante Donald Trump acusou a China de cometer genocídio contra minorias na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
O Secretário de Estado americano Mike Pompeo divulgou uma declaração nesta terça-feira (19), dizendo que a China cometeu genocídio sob a direção e controle do Partido Comunista Chinês.
Sob o direito internacional, o genocídio é considerado um crime cometido com a intenção de destruir um grupo nacional, étnico, racial ou religioso.
Pompeo disse que a China cometeu tais atos contra os Uigures muçulmanos e outros grupos minoritários em Xinjiang desde pelo menos março de 2017.
Ele disse que os crimes incluem prisão arbitrária ou outra privação da liberdade física de mais de 1 milhão de pessoas, bem como a esterilização forçada de mulheres. Ele disse: “Estamos testemunhando a tentativa sistemática de destruição de Uighurs pelo estado do partido chinês”.
O secretário cessante convidou a comunidade internacional a juntar-se aos esforços dos EUA para responsabilizar a China pelo que ele descreveu como as “atrocidades”.
A administração Trump impôs medidas mais duras contra a China sobre as questões Uighur e Taiwan antes da tomada de posse do novo presidente Joe Biden. Parece exercer pressão sobre a nova administração para manter uma posição dura contra a China.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

