China proíbe entrada da equipe de especialistas da OMS no país
O diretor da Organização Mundial da Saúde – OMS, expressou desapontamento após uma equipe de especialistas internacionais não ter sido autorizada a entrar na China.
A OMS tomou providências para enviar uma equipe de investigação à China esta semana para examinar as origens do coronavírus chinês e o que aconteceu durante os estágios iniciais do surto no país.
O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse aos repórteres nesta terça-feira (5), que dois membros da equipe já haviam partido em suas viagens para a China, mas as autoridades chinesas não haviam finalizado as permissões necessárias para sua entrada.
Tedros disse: “Estou muito decepcionado com esta notícia, visto que dois membros já haviam iniciado suas viagens e outros não puderam viajar no último minuto”.
Ele disse que havia exortado, fortemente, as autoridades chinesas a garantir a entrada, sem problemas, da equipe em seu país para que a missão pudesse começar o mais rápido possível.
O chefe de emergências da OMS, Michael Ryan, disse que um dos dois especialistas já voltou e que o outro está em trânsito em um terceiro país.
No mês passado, o Dr. Peter Ben Embarek, que lidera a equipe de investigação, disse à NHK que é lógico pensar que o coronavírus é originário da China, pois se assemelha a um vírus detectado na província chinesa de Yunnan em 2013.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am