China prende ativista pro-democracia de Hong Kong, Joshua Wong
A polícia de Hong Kong disse ter prendido mais duas pessoas por suspeita de violação da lei de segurança nacional do território.
A polícia anunciou as prisões, nesta quinta-feira (7). Fontes dizem que são os ativistas pró-democracia Joshua Wong e Tam Tak-chi. Ambos já estavam detidos no momento das prisões. Eles estão sendo acusados de subversão.
Wong está preso desde que foi condenado à prisão no mês passado por incitar e participar de um protesto fora da sede da polícia, em 2019. Tam está preso após ter sido acusado de diferentes acusações.
A polícia disse que as últimas prisões dizem respeito a uma votação não oficial organizada por ativistas pró-democracia para escolher candidatos para uma eleição do Conselho Legislativo, que deveria ser realizada em setembro. A eleição foi adiada.
A polícia prendeu 53 pessoas com as mesmas acusações na quarta-feira (6). A maioria delas foi libertada entre a noite de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira.
O ex-membro do Conselho Legislativo, Raymond Chan Chi-chuen, foi libertado após cerca de 40 horas de detenção.
Chan disse que sua prisão é completamente absurda porque o que ele e outros procuraram vencer através da eleição foram direitos protegidos pela Lei Básica, que efetivamente serve como a constituição de Hong Kong. Ele também disse que o governo tem mobilizado uma série de meios para anular a dissidência.
Analistas e até mesmo algumas figuras influentes pró-China dizem que pode ser difícil para as acusações contra os ativistas manterem as ações.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am