8.6 C
Kōnan
sábado, 27 de fevereiro de 2021

Chefes de Defesa do Japão e EUA conversam sobre a Ásia por telefone

O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, e o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, reafirmaram que o Artigo 5º do Tratado de Segurança Japão-EUA se aplica às Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Chefes de Defesa do Japão e EUA conversam sobre a Ásia por telefone

O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, e o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, reafirmaram que o Artigo 5º do Tratado de Segurança Japão-EUA se aplica às Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental.

O Artigo 5º obriga os Estados Unidos a defender territórios sob o controle administrativo do Japão.

Kishi e Austin conversaram por telefone neste domingo (24), de manhã, horário do Japão.

Kishi parabenizou Austin por ter sido nomeado e aprovado como Secretário da Defesa na nova administração do Presidente Joe Biden.

Kishi falou sobre a oposição do Japão quanto as tentativas unilaterais de mudar o status quo por coerção.

Seus comentários ocorreram à medida que a China continua a aumentar suas atividades marítimas nos mares do Leste e do Sul da China.

O Japão controla as ilhas Senkaku. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional, dizendo que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida.

Kishi e Austin também confirmaram que continuariam a trabalhar juntos para exigir o desmantelamento completo, verificável e irreversível de todas as armas de destruição em massa e mísseis balísticos da Coréia do Norte.

Eles também concordaram em buscar uma conclusão rápida das negociações sobre a participação do Japão no custo de estacionar forças norte-americanas no país.

Confirmaram que procurariam se reunir pessoalmente o mais rápido possível, com a devida consideração à pandemia do coronavírus chinês.

Após o telefonema, Kishi observou que Austin parece estar altamente interessado nas situações de segurança na Ásia e valoriza a aliança Japão-EUA.

Ele acrescentou que espera construir boas e confiáveis relações e fortalecer o poder de dissuasão.

SourceNHK World

Artigos relacionados

Índice Nikkei de Tóquio tem a maior queda em mais de 4 anos

Índice Nikkei de Tóquio tem a maior queda em mais de 4 anos O índice de ações de referência de Tóquio perdeu mais de 1.200...

Incêndio florestal em Ashikaga ainda continua em chamas

Incêndio florestal em Ashikaga ainda continua em chamas Bombeiros que lutam para conter um incêndio florestal na cidade de Ashikaga, ao norte de Tóquio, dizem...

Tóquio relata 270 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (26)

Tóquio relata 270 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (26) O governo metropolitano de Tóquio confirmou 270 novos casos de infecção por...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

São Paulo impõe o toque de recolher em todo o estado

0
São Paulo impõe o toque de recolher em todo o estado O estado mais populoso do Brasil, São Paulo, imporá um toque de recolher noturno...
Translate »