Bolo de iogurte com maçã cozida e brandy de maçã (apple brandy)

Quando recebi essa receita das mãos de minha amiga querida Marylyn Anderson, quis logo experimentar. No momento, eu não tinha comigo o apple brandy, e Marylyn então sugeriu que usasse um outro tipo de conhaque que tivesse em casa. O bolo ficou bom e foi-se embora logo em grandes pedaços. Poucos dias depois, já com o apple brandy (calvados) comprado e com a curiosidade de quem gosta de explorar o mundo culinário, fiz meu segundo experimento. Obtive um bolo muito bom, muito mais aromático, e que foi todo devorado em um prazeroso chá da tarde com Marylyn, meu cunhado Mark, minha irmã Jania e meu marido Ken – Memorável!

Ingredientes:
Para o topping
⅓ de xícara (70 g) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de casca ralada de limão
2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Para as maçãs
2 colheres (sopa) de manteiga de boa qualidade
3 maçãs médias vermelhas ou verdes sem cascas e sem miolo, cortadas em cubinhos ou picadas grosseiramente
2 colheres (sopa) de calvados (brandy de maçã – Apple brandy) veja a dica
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó

Para o bolo
1 xícara (200 g) de açúcar
½ xícara (125 ml) de óleo
3 ovos grandes em temperatura ambiente
⅔ de xícara (150 ml) de iogurte natural
2 xícaras (280 g) de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal.

Modo de Preparo:
Topping/cobertura: Em uma tigelinha, misture bem o açúcar, a farinha e a casca de limão. Junte a manteiga derretida e misture com um garfo ou com a ponta dos dedos até formar uma farofa granulosa. Leve à geladeira até o momento de usar.

Maçã: Em uma frigideira grande, derreta a manteiga sobre fogo moderado. Refogue a maçã, mexendo ocasionalmente, até corar, por 5 a 7 minutos; adicione o brandy, o açúcar e a canela. Misture, retire do fogo e deixe de lado.

Bolo:  Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte uma forma alta de 22 cm de diâmetro. Forre-a com papel impermeável e depois unte bem o papel. Polvilhe com farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso.  Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal; reserve. Na tigela grande da batedeira, coloque o açúcar, o óleo e os ovos e bata bem. Junte o iogurte e continue batendo até ficar cremoso. Acrescente a mistura de farinha com fermento e bata em velocidade baixa, somente até os ingredientes se incorporarem. Junte a maçã cozida e misture delicadamente com uma espátula. Coloque na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e, por cima, espalhe o topping. Asse por 35-40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir inteiro ou em fatias.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Dica: O brandy de maçã (calvados) pode ser substituído por outro tipo de brandy ou conhaque. Você poderá também substituir por whiskey.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.