TEPCO adiará a remoção de detritos radioativos de Fukushima Daiichi
Segundo a NHK, o operador da usina nuclear danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011, Fukushima Daiichi, planeja adiar a remoção de detritos radioativos do interior de um reator porque os testes preparatórios foram interrompidos pela pandemia do coronavírus chinês.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, havia planejado realizar experimentos com braços robóticos na Grã-Bretanha em agosto, mas o plano foi suspenso devido à pandemia. Transportar o braço robótico para o Japão seria difícil.
Fontes dizem que a TEPCO determinou que seria impossível iniciar a operação em 2021, como planejado.
A empresa está, agora, tomando providências para realizar os testes no Japão.
O terremoto e o tsunami de 2011 causaram um triplo colapso na usina.
A remoção de detritos combustíveis dos reatores No.1, 2 e 3 é um dos maiores desafios no processo de desativação da usina, devido aos níveis extremamente altos de radiação dentro dos reatores.
A TEPCO e o governo japonês haviam planejado começar com o No.2 em 2021, pois o robô e outras pesquisas forneceram as imagens e dados mais detalhados do interior daquele reator.
- Beckside of Richness revela força poética em “Made of Stone” - 29 de setembro de 2025 1:34 am
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am