Reino Unido e União Européia interrompem negociações comerciais
Os negociadores britânicos e da UE fizeram uma pausa em suas negociações comerciais, citando “divergências significativas” que ainda existem entre eles.
David Frost, da Grã-Bretanha, e Michel Barnier, da UE, publicaram declarações na sexta-feira (4), sobre a mudança. Eles disseram que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a presidente da Comissão Européia Ursula von der Leyen discutirão a situação no sábado (5).
Os dois lados estão negociando desde janeiro, após a saída do Reino Unido do bloco. O objetivo é chegar a um acordo antes que o período de transição do Brexit termine em 31 de dezembro. Restam divergências sobre questões como a pesca, garantias de concorrência leal e formas de resolver disputas futuras.
A economia européia continua a enfrentar sérios desafios em meio ao ressurgimento das infecções por coronavírus chinês. A não conclusão do acordo de livre comércio será um golpe adicional para ambos os lados.
O foco está se intensificando sobre se a reunião dos dois líderes pode quebrar o impasse com menos de um mês restante até o prazo final do ano.