Pesto de abacate com salada de massa e legumes

Confesso que o abacate não faz parte de minha lista de frutas favoritas, mas amo esse pesto! Além do abacate, ele é feito com o clássico manjericão, sementes de girassol e o azeite de oliva, que substituí por óleo de abacate. Não resista a esta receita e não se sinta limitado apenas ao manjericão. Coentro fresco ou uma combinação de ervas frescas fazem um bom pesto. Rápido e definitivamente saudável!

Ingredientes:

Para o molho pesto:
1 abacate maduro e firme, sem casca e sem caroço
1 dente grande de alho
½ xícara de folhas frescas de manjericão (medidas bem apertadas na xícara)
¼ de xícara de sementes de girassol levemente tostadas
¼ de xícara de suco de limão
½ xícara de óleo de abacate ou azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a salada:
400 g de massa curta cozida al dente e fria
2 a 3 tomates maduros e firmes, sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos (opcional)
1 xícara de cenoura cortada em cubinhos pequenos e cozidos
1 xícara de ervilha cozida (uso ervilha congelada)
½ xícara de cebola roxa cortada em cubinhos bem pequenos
4 colheres (sopa) de sementes de girassol levemente tostadas
3 a 4 colheres (sopa) de salsinha verde picada
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Pesto: no processador ou liquidificador, coloque o abacate, o alho, o manjericão, as sementes de girassol, o suco de limão, o óleo ou o azeite. Processe ou bata até se formar um creme macio. Se necessário, acrescente mais um pouco de óleo, azeite ou água. Tempere com o sal e a pimenta.

Salada – montagem: em uma tigela grande, coloque a massa fria, o tomate – caso esteja usando –, a cenoura, a ervilha e a cebola, somente até os ingredientes se juntarem. Acrescente o molho pesto e misture com cuidado para não amassar os legumes. Tempere a gosto com o sal e a pimenta; adicione a salsinha picada, as sementes de girassol e misture novamente. Sirva fria ou gelada.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: O tamanho do abacate fica a escolha de cada um (uso um abacate pequeno). Se você gosta de realçar o sabor do abacate, use um de tamanho grande. Use sementes ou nozes de sua preferência. Costumo preparar esse pesto com uma mistura de azeite e óleo de abacate, mas ele pode ser preparado sem nenhum um tipo de azeite ou óleo. Use sementes ou nozes de sua preferência.