EUA colocam na lista negra os contrabandistas de carvão da Coréia do Norte
O Departamento do Tesouro dos EUA disse que imporá sanções a seis entidades por seus papéis no contrabando de carvão norte-coreano. Algumas das entidades listadas, nesta terça-feira (8), estão sediadas na China e no Vietnã.
O Departamento do Tesouro disse, em uma declaração, que as entidades dentro da China continuaram a se envolver em atividades que as resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem. Ele exortou as autoridades chinesas a fazer cumprir as resoluções.
Um funcionário do Departamento de Estado norte-americano encarregado da política da Coréia do Norte também criticou a China.
O secretário adjunto para a Coréia do Norte, Alex Wong, disse na semana passada que os Estados Unidos observaram navios transportando carvão ou outras mercadorias sancionadas da Coréia do Norte para a China em 555 ocasiões durante o ano passado.
Ele acrescentou: “Em nenhuma dessas ocasiões as autoridades chinesas agiram para impedir essas importações ilícitas”.
No início desta semana, o Wall Street Journal publicou uma imagem de satélite do que diz ser um navio de bandeira chinesa sendo carregado com carvão em um porto norte-coreano. Ele disse que a China “não está mais tentando esconder algumas de suas atividades de contrabando”.
O jornal disse que o governo norte-americano estima que a Coréia do Norte exportou carvão no valor de 330 milhões a 410 milhões de dólares durante os primeiros nove meses deste ano.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















