Conselheiro Especial do Gabinete Japonês Nishikawa Koya renuncia
O governo japonês informa que o ex-ministro da agricultura e democrata liberal sênior, Nishikawa Koya, renunciou ao cargo de assessor especial do gabinete nesta terça-feira (8).
O secretário chefe de gabinete, Kato Katsunobu, disse aos repórteres que soube que Nishikawa havia oferecido a renúncia, citando razões pessoais.
Nishikawa é um ex-membro da Câmara dos Deputados. Ele serviu como ministro da agricultura e chefe do comitê do Partido Liberal Democrático, no poder, sobre as negociações do acordo de livre comércio da Parceria Trans-Pacífico – TPP.
Ele foi nomeado conselheiro especial do gabinete do então Primeiro Ministro Abe Shinzo em 2017, sendo nomeado para o mesmo cargo pelo Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, este ano.
Repórteres perguntaram a Kato se a renúncia está relacionada a alegações de que Nishikawa foi recebido em um navio de cruzeiro por uma pessoa, agora no centro de um escândalo.
A pessoa, que é um ex-chefe de uma grande empresa avícola, disse a outros que ele deu dinheiro a outro ex-ministro da agricultura quando o ministro estava no cargo.
Kato disse que, embora ele esteja ciente de várias reportagens da mídia sobre o assunto, o governo está tratando da renúncia de Nishikawa com base em seu anúncio.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















