Cápsula da Hayabusa2 continha 5,4g de amostras
O ministro da Ciência e Tecnologia do Japão, Hagiuda Koichi, disse que uma cápsula, trazida pela sonda de asteróides Hayabusa2 do Japão, continha pelo menos 5,4 gramas de amostras. Isso é mais de 50 vezes o volume pretendido.
Hagiuda falou com repórteres na sexta-feira (18), após observar o trabalho, em andamento, para analisar as amostras pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou JAXA.
Pesquisadores da agência confirmaram que o dispositivo de coleta de amostras da cápsula contém numerosas partículas, muito provavelmente coletadas do asteróide Ryugu.
Hagiuda disse ter sido informado que os pesquisadores conseguiram recuperar cerca de 5,4 gramas de materiais, muito acima do objetivo de um décimo de grama.
Ele elogiou o resultado da missão, dizendo que foi o resultado da união do pessoal da JAXA, pesquisadores universitários e pequenos fabricantes em seu esforço total.
Hagiuda disse que seu ministério espera desenvolver ainda mais as tecnologias de classe mundial cultivadas através do Hayabusa2, e promover sondas espaciais científicas.
A Hayabusa2 conseguiu fazer toques, com sucesso, no asteróide durante sua jornada espacial de 6 anos. A cápsula pousou em um deserto australiano em 6 de dezembro.
Espera-se que as amostras forneçam uma visão sobre as origens do sistema solar e a vida na Terra.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am