Apropriação cultural: China diz que kimchi é de origem chinesa
Uma batalha on-line está esquentando sobre as origens do Kimchi, um prato de acelga fermentada picante, com chineses e sul-coreanos participando.
A China ganhou, recentemente, uma certificação global da Organização Internacional de Padronização para picles chineses, conhecida como Pao Cai.
A mídia estatal chinesa divulgou-o como “um padrão internacional para a indústria Kimchi liderada pela China”, embora a ISO tenha declarado, claramente, que o padrão não se aplica a essa iguaria.
As pessoas no país manifestaram seu apoio à afirmação, chamando-a de comida chinesa e dizendo que a maior parte dos Kimchi consumidos na Coréia do Sul é produzida na China.
Mas isso provocou uma reação imediata na Coréia do Sul, onde o Kimchi é um alimento básico estabelecido da cozinha nacional.
Os sul-coreanos sugeriram que este confronto é mais do que acelga.
“Eu li uma história na mídia que a China, agora, diz que o Kimchi é deles, e que eles estão fazendo um padrão internacional para isso”, uma pessoa postou. “Estou preocupado que eles possam roubar outros conteúdos culturais, não apenas o Kimchi”.
O Ministério da Agricultura da Coréia do Sul também participou da luta culinária, emitindo uma declaração no domingo (29), para dizer que a norma aprovada pela ISO não se aplica ao Kimchi.