6.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  5:30
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tufão mais forte de 2020 atinge as Filipinas e deixa pelo menos 10 mortos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras três desapareceram após o tufão Goni, o mais forte do mundo este ano, que atravessou o sul da ilha principal das Filipinas, Luzon, no domingo (1º), segundo um relatório inicial do governo.

Tufão mais forte de 2020 atinge as Filipinas e deixa pelo menos 10 mortos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras três desapareceram após o tufão Goni, o mais forte do mundo este ano, que atravessou o sul da ilha principal das Filipinas, Luzon, no domingo (1º), segundo um relatório inicial do governo.

Mais de 300 casas foram soterradas por rochas vulcânicas e fluxos de lama do Vulcão Mayon, que atingiu severamente a província de Albay na região de Bicol, disse um legislador.

A tempestade atingiu algumas cidades costeiras, enquanto rios transbordaram e diques foram destruídos, submergindo várias vilas em Bicol.

Os mortos e desaparecidos estavam todos em Bicol, incluindo 9 em Albay, disse o Escritório de Defesa Civil.

No início do dia, o governador de Albay, Al Francis Bichara, relatou que uma criança de cinco anos de idade havia sido arrastado por enchentes repentinas em sua província. A agência de gestão de desastres ainda estava validando os relatórios.

People monitor the sea level and waves as typhoon Goni makes landfall on Sunday in Atimonan, Philippines.
Pessoas monitoram o nível do mar e as ondas trazidas pelo tufão Goni no domingo (1º) em Atimonan, Filipinas.

No município de Guinobatan, o representante Zaldy Co, do partido Ako Bicol, disse que mais de 300 casas foram soterradas por escombros vulcânicos.

“Acredita-se que várias pessoas foram enterradas vivas”, disse em uma declaração acompanhando fotos da destruição.

O Goni enfraqueceu depois de ter tocado o solo pela terceira vez na província de Quezon e uma quarta vez em Batangas antes de seguir em direção ao Mar do Sul da China.

A tempestade mais forte do mundo este ano, que atingiu a categoria de super tufão e trouxe ventos violentos e chuvas intensas, enfraqueceu, com ventos de 125 km/h e rajadas de até 170 km/h, disse o boletim meteorológico.

Na província de Quezon, o governador Danilo Suarez disse que as fontes de energia foram cortadas em 10 cidades enquanto o o tufão Goni derrubava árvores.

Residents occupy an evacuation center as rains start to pour in Manila, Philippines on Sunday.
Residentes ocupam um centro de evacuação quando as chuvas começam a cair em Manila, Filipinas, no domingo (1º).

O presidente Rodrigo Duterte estava monitorando a resposta do governo ao desastre de sua cidade natal, na cidade de Davao, disse o porta-voz presidencial Harry Roque.

Mais de 390.000 pessoas haviam se refugiado para terrenos mais seguros, incluindo mais de 345.000 para centros de evacuação, levantando preocupações sobre o cumprimento dos protocolos de saúde relacionados ao coronavírus chinês.

Dezenas de vôos foram cancelados pois a principal porta de entrada de Manila, o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, foi fechado por um dia.

O Ministério da Agricultura esperava danos mínimos à safra, dizendo que 1,07 milhões de toneladas de arroz não moído e 45.703 toneladas de milho haviam sido salvas da investida do tufão, pois os agricultores foram aconselhados a tomar medidas antes de sua chegada.

O Goni é uma das tempestades mais fortes a atingir as Filipinas desde o Haiyan de 2013, que matou mais de 6.300 pessoas.

A agência meteorológica disse que outro ciclone, a tempestade tropical Atsani, havia entrado no país e poderia ganhar força.