Termina a reunião de cúpula virtual da ASEAN
A Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, encerrou suas reuniões de cúpula virtuais neste domingo (15), sem a troca acalorada de palavras entre os Estados Unidos e China.
A série de reuniões de quatro dias incluiu a cúpula da ASEAN e a cúpula do Leste Asiático. As reuniões reuniram representantes de 18 países, incluindo os 10 membros da ASEAN, o Japão, os EUA e a China.
O Primeiro Ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, presidiu as reuniões on-line. Ele realizou uma conferência de imprensa no final do dia.
Phuc expressou preocupação com o que ele descreveu como rivalidades entre as principais potências. Ele disse que a questão é uma preocupação para a ASEAN.
O líder vietnamita observou que as grandes potências têm um papel importante a desempenhar para assegurar que a estabilidade e prosperidade sejam mantidas em todo o mundo, inclusive no sudeste asiático.
Ele também expressou a esperança de que essas potências mantenham boas relações com os outros e respeitem as posições da ASEAN.
A China foi, como sempre, representada pelo primeiro-ministro, Li Keqiang, nas reuniões de cúpula da ASEAN. Os Estados Unidos enviaram o Conselheiro de Segurança Nacional, Robert O’Brien. Ele também participou das reuniões do ano passado.
Fontes diplomáticas dizem que, desta vez, não foram vistas trocas de palavras acaloradas entre os delegados chineses e americanos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am