6.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  4:12
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Super tufão Goni toca terra duas vezes nas Filipinas após evacuação em massa

Um super tufão entrou na parte sul da ilha principal das Filipinas, Luzon, neste domingo 1º, trazendo ventos violentos "catastróficos" e chuvas intensas com dois landfalls até o momento, disse o boletim meteorológico do país.

Super tufão Goni toca terra duas vezes nas Filipinas após evacuação em massa

Um super tufão entrou na parte sul da ilha principal das Filipinas, Luzon, neste domingo 1º, trazendo ventos violentos “catastróficos” e chuvas intensas com dois landfalls até o momento, disse o boletim meteorológico do país.

O tufão Goni é a tempestade mais forte registrada no mundo até agora, este ano, e antes do landfall nas Filipinas estava ganhando mais força com ventos e rajadas de até 310 kph (190 mph) sustentados.

Em termos de força, é o equivalente a um furacão Atlântico de Categoria 5. Depois de tocar a terra, o Goni foi rebaixado para um tufão, com velocidade do vento sustentado diminuindo ligeiramente para 215 kph (140 milhas por hora).

O governador da província, Al Francis Bichara, disse que houve quatro mortes relatadas até o momento, incluindo uma atingida por uma árvore e uma criança de cinco anos de idade que foi arrastada por um rio transbordado. A agência de gestão de desastres não pôde confirmar o relatório.

Filmagens de vídeo por canais de notícias e nas mídias sociais mostraram rios transbordando e alguns diques destruídos, submergindo vilarejos em Bicol.

Residents try to repair their damaged house and salvage belongings on Sunday as typhoon Goni batters the Camarines Norte region in the Philippines.
Os residentes tentam reparar suas casas danificadas e salvar seus pertences no domingo com a passagem do tufão Goni,na região de Camarines Norte, nas Filipinas.

No total, até 31 milhões de pessoas poderiam ser afetadas pelo super tufão, de acordo com o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres das Filipinas.

As autoridades filipinas evacuaram quase um milhão de pessoas para um terreno mais seguro quando o Goni, que é conhecido localmente como Rolly, se aproximou das províncias orientais. No domingo de manhã tocou a terra em Catanduanes e Albay, na região de Bicol.

O departamento meteorológico das Filipinas disse que “ventos violentos, catastróficos, e chuvas intensas a torrenciais” deveriam prevalecer sobre as províncias de Bicol, assim como partes de Quezon, Laguna e Batangas, ao sul da capital Manila.

“Esta é uma situação particularmente perigosa para estas áreas”, disse a agência em um boletim às 20h hora local.

A capital, Manila, está no caminho projetado do Goni, a 18ª tempestade tropical no país até agora este ano, com o boletim meteorológico prevendo chuvas “intensas” e surtos de tempestade para a cidade.

Residents register at a temporary shelter during an evacuation of informal settlers living along coastal areas in Manila on Sunday, as Goni moved towards the Philippine capital.
Moradores se registram em um abrigo temporário durante uma evacuação de pessoas que vivem ao longo das áreas costeiras em Manila, neste domingo, quando o Goni se dirige para a capital filipina