Suga alerta para o aumento de casos do coronavírus chinês
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, renovou o apelo por medidas anti-coronavírus, já que o país confirmou, nesta quinta-feira (12), sua maior contagem diária, de 1.661 novos casos em todo o país.
Falando aos repórteres na manhã desta sexta-feira (13), Suga observou que novos casos estão surgindo especialmente em Hokkaido, Tóquio, Osaka e Aichi.
Ele disse ter sido informado sobre a situação pelo ministro da saúde, Tamura Norihisa e pelo ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, que é responsável pela resposta contra o coronavírus chinês, nesta quinta-feira (12).
Ele acrescentou que instruiu os ministros a tomarem medidas concretas de acordo com a extensão da infecção nos municípios.
Suga, entretanto, expressou cautela ao declarar o estado de emergência e rever a campanha “Go To Travel”, citando a opinião dos especialistas de que não há tal necessidade no momento.
Suga disse que o governo está ajudando as municipalidades a enfrentar o aumento das infecções em suas comunidades. Tal ajuda inclui a realização de testes intensivos de vírus em larga escala e o envio de especialistas em infecções de grupo, bem como de pessoal de saúde pública.
Suga exortou as pessoas a tomar medidas básicas anti-infecciosas, especialmente evitando situações de alto risco, como reuniões com refeições e conversas sem o uso de máscaras faciais.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am