Potencial avanço da Pfizer confere esperança na corrida da vacina contra o vírus chinês
Com cientistas de todo o mundo correndo para desenvolver vacinas contra a COVID-19, a gigante farmacêutica americana Pfizer disse que os resultados dos testes iniciais de sua vacina sugerem que ela é mais de 90% eficaz.
O presidente da empresa disse que este é um grande dia para a ciência e a humanidade.
Albert Bourla disse: “Quando você percebe que sua vacina tem uma eficácia de 90%, isso é esmagador. Você entende que as esperanças de bilhões de pessoas, e milhões de empresas, e centenas de governos pesaram sobre nossos ombros. Agora, creio, podemos dizer-lhes de forma credível. Acho que podemos ver a luz ao final do túnel”.
A vacina baseada no RNA mensageiro é considerada uma nova abordagem revolucionária destinada a impulsionar a produção de anticorpos.
O teste ainda está em andamento, e a Pfizer diz que os dados podem mudar. Mas planeja solicitar a autorização de uso emergencial, o mais rápido possível.
A Pfizer espera produzir até 50 milhões de doses da vacina em todo o mundo este ano – e até 1,3 bilhões de doses no próximo ano.
A empresa concordou em fornecer ao Japão doses da vacina para 60 milhões de pessoas até o final de junho próximo.
Especialistas saudaram os primeiros dados provisórios bem sucedidos de um teste clínico em larga escala, mas eles dizem que precisam saber mais detalhes – especialmente sobre a segurança da vacina.
O professor Michael Merson da Universidade de Nova York disse: “Neste momento nos dizem que a eficácia é de 90%, mas não temos certeza do que isso significa. Isso significa prevenir qualquer doença, ou apenas doenças graves? E quanto à transmissão? A vacina impede a transmissão? Portanto, precisamos de muito mais informações. Mas, de fato, isto é promissor. Sem dúvida”.
Enquanto isso, o Brasil informou que está interrompendo, temporariamente, os testes clínicos de uma vacina que está sendo desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac.
As autoridades dizem que um participante apresentou sintomas inexplicáveis no mês passado, e que estão investigando a causa.
O ensaio envolve mais de 10.000 voluntários no Brasil.
O governo havia anunciado, recentemente, que iria importar 6 milhões de doses até o final do ano.
Mais de 50 milhões de casos de coronavírus foram relatados globalmente com mais de 1,2 milhões de mortes, de acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins nos EUA.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am