Pompeo condena a China pelo afastamento dos parlamentares de Hong Kong
O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou a China pelo afastamento de quatro legisladores pró-democracia em Hong Kong do Conselho Legislativo e ameaçou tomar contra-medidas.
Pompeo emitiu uma declaração nesta quinta-feira (12), após a decisão do governo de Hong Kong, no início desta semana. A decisão foi tomada com base nos novos critérios para participação no conselho, estabelecidos pelo Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China.
Quinze legisladores pró-democracia apresentaram suas renúncias na quinta-feira em protesto.
Pompeo disse na declaração que a ação da China “espezinha os direitos do povo de Hong Kong de escolher seus representantes eleitos como garantidos pela Lei Básica e expõe ainda mais o flagrante desrespeito de Pequim por seus compromissos internacionais”.
Ele acrescentou que os Estados Unidos responsabilizarão os encarregados pelas ações e políticas que corroem a autonomia e as liberdades de Hong Kong.
Ativistas e políticos pró-democracia estão buscando maneiras de continuar seus protestos, inclusive através das mídias sociais.
Mas os cidadãos estão se sentindo cada vez mais impotentes à medida que Pequim aperta seu controle sobre Hong Kong. Uma nova lei de segurança nacional para o território foi promulgada em junho.
O membro do conselho distrital, Fergus Leung, foi um candidato desqualificado pelas autoridades eleitorais para concorrer às eleições do Conselho Legislativo, que estavam programadas para setembro.
Fergus disse que a China não permite mais a existência de oposição em Hong Kong e que ele pode não ser capaz de completar seu mandato como membro do conselho distrital.
Fergus acrescentou que a luta no Conselho Legislativo terminou.
Ele apontou a dificuldade de pedir apoio internacional sob a nova lei de segurança nacional e de subjugar as manifestações de rua. Ele disse que quer encontrar maneiras de continuar protestando.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















