Organização Hidrográfica Internacional aprova proposta para o nome “Mar do Japão”
A Organização Hidrográfica Internacional, que estabelece diretrizes para mapas náuticos globais, aprovou, provisoriamente, uma proposta para permitir o uso continuado do nome “Mar do Japão”. O órgão também aprovou uma proposta para usar números para identificar áreas marinhas globais.
A Coréia do Norte e do Sul protestaram contra o uso da designação “Mar do Japão”, dizendo que este deriva da colonização do país. Eles estão pedindo uma revisão das diretrizes globais que os países utilizam quando elaboram mapas náuticos. Eles querem que o nome seja alterado para “Mar do Leste”, ou que ambos os nomes sejam usados concomitantemente.
O governo japonês sustenta que “Mar do Japão” é o único nome estabelecido internacionalmente e que não há necessidade ou base para mudá-lo.
Autoridades do governo japonês dizem que a proposta de permitir o uso continuado do nome foi provisoriamente aprovada durante a assembléia geral on-line da IHO, que começou na segunda-feira (16).
As nações membros também aprovaram uma proposta para adotar novas diretrizes para usar números em vez de nomes específicos para identificar áreas marítimas, e para gerenciar dados para gráficos digitais.
Espera-se que as duas propostas sejam formalmente decididas este mês, após os Estados membros confirmarem os registros da reunião.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am