Ministros japoneses pedem a máxima cautela contra o coronavírus chinês
Os ministros do Gabinete do Japão exortaram as pessoas a tomarem a máxima cautela contra o coronavírus chinês.
O Secretário Chefe de Gabinete, Kato Katsunobu, disse em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20), que as infecções diárias no país atingiram um recorde no dia anterior, acrescentando que a média de sete dias dos casos diários dobrou nas últimas duas semanas.
Kato disse que o painel de especialistas do governo indicou que poderá ser necessário a decretação de um estado de emergência quando o nível de alerta do coronavírus chinês estiver no estágio quatro – o mais alto em uma escala de quatro pontos. O estágio quatro indica uma propagação explosiva de infecções. Ele disse que tanto o governo quanto os especialistas acreditam que a declaração não é necessária neste momento.
O Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, Tamura Norihisa, pediu que as pessoas tomassem medidas anti-infecciosas rigorosas quando saíssem durante o próximo fim de semana prolongado, de três dias.
Tamura disse que pode se tornar necessário restringir as atividades das pessoas se as infecções se espalharem ainda mais. Ele acrescentou que é possível reduzir o risco de infecção, evitando lugares superlotados e tomando outras medidas preventivas.
Tamura pediu que as pessoas usassem máscaras, mesmo durante as refeições, pois falar poderia dispersar as gotículas contaminadas.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am