Mais trabalhadores temporários estão perdendo emprego no Japão diz pesquisa
Uma nova pesquisa constatou que mais empresas cortaram empregos para trabalhadores em tempo parcial e contratados nos seis meses até setembro, à medida que a pandemia de coronavírus chinês devastou a economia do Japão.
A pesquisa bianual realizada por uma associação de sindicatos industriais do Japão foi baseada nas respostas de cerca de 1.400 sindicatos de pequenas e médias empresas metalúrgicas e de maquinário.
Quase 34% disseram que o número de trabalhadores temporários caiu durante o período. Isso é um aumento de cerca de 10% em relação à pesquisa anterior, e o nível mais alto desde 2009 na sequência da crise financeira global.
Além disso, 28% dos entrevistados disseram que o número de funcionários em tempo integral diminuiu. Isso é cerca de 3% a mais do que na pesquisa anterior.
A associação diz que o agravamento do clima empresarial devido à pandemia significa que as pequenas e médias empresas não podem se dar ao luxo de manter os níveis de pessoal.
Yasukochi Katahiro, dirigente da Associação Japonesa de Trabalhadores de Metal, Máquinas e Manufatura, disse: “Os trabalhadores temporários estão perdendo seus empregos. Isso acabará afetando também os trabalhadores regulares. Estamos pedindo segurança no emprego, pois é provável que a pandemia tenha um impacto prolongado”.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am