Maior cientista nuclear iraniano é morto
Um cientista iraniano, suspeito de ter desempenhado um papel fundamental no programa de armas nucleares de seu país, foi supostamente assassinado.
O Ministério da Defesa do Irã disse que um veículo, que transportava o principal cientista da divisão de pesquisa e desenvolvimento, Mohsen Fakhrizadeh, foi atacado na sexta-feira (27). Ele morreu mais tarde no hospital.
A mídia diz que o ataque ocorreu na periferia de Teerã e que explosões e tiros podiam ser ouvidos nas proximidades.
Fakhrizadeh é conhecido como um cientista de pesquisa de tecnologia nuclear. No passado, Fakhrizadeh foi apontado pelo Conselho de Segurança da ONU como estando envolvido no desenvolvimento de mísseis nucleares e balísticos.
Mas o governo iraniano nega o desenvolvimento em armas nucleares.
Após o ataque, o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, escreveu em um post no Twitter que há sérios indícios de uma atuação israelense.
Também no Twitter, um conselheiro militar do líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, suspeita que Israel está tentando aumentar a pressão sobre seu país, enquanto a administração dos EUA sob o Presidente Donald Trump, que considera o Irã com hostilidade, ainda está no poder.
Hossein Dehghan advertiu sobre a retaliação, dizendo que o Irã descerá como um raio sobre os assassinos… e os fará lamentar suas ações.
A resposta do Irã pode inflamar uma situação já tensa.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am