Japão retomará a aceitação de resíduos nucleares do Reino Unido
O operador de uma instalação de armazenamento no norte do Japão está tomando providências para retomar os embarques de resíduos nucleares altamente radioativos provenientes do reprocessamento de combustível irradiado na Grã-Bretanha.
A NHK soube que a Japan Nuclear Fuel Limited iniciou conversações com empresas de energia para aceitar novamente os resíduos nucleares no ano comercial que se inicia no próximo mês de abril.
As instalações na Prefeitura de Aomori, agora, atendem aos requisitos governamentais para sua operação, que foram introduzidos após o acidente nuclear de 2011 em Fukushima.
O Japão tem promovido uma política de uso de combustível especial em usinas nucleares. O combustível é feito de plutônio extraído do combustível nuclear usado reprocessado.
O Japão encarregou a Grã-Bretanha e a França do reprocessamento, uma vez que não possui nenhuma usina comercial que possa realizar a tarefa.
Segundo os contratos, as duas nações européias devolverão ao Japão os resíduos nucleares altamente radioativos deixados após o reprocessamento. Mas as remessas da Grã-Bretanha foram suspensas desde 2016 para permitir que as instalações em Aomori fossem submetidas a triagem para as novas exigências.
A França já concluiu o envio desses resíduos de volta ao Japão.
O Japão planeja construir um local final de descarte subterrâneo para resíduos altamente radioativos. Até agora, dois municípios em Hokkaido, também no norte do Japão, decidiram participar da primeira etapa de um processo governamental para selecionar o local.
- The Twinkles lançam música natalina “Kissmas Time” - 2 de dezembro de 2025 2:08 am
- Escavação revela casas soterradas pelo Monte Fuji - 2 de dezembro de 2025 1:32 am
- Moradores cortam capim-dos-pampas em Fukuoka - 2 de dezembro de 2025 1:18 am
















