Japão deverá liderar o acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional – RCEP
Com uma tendência crescente de protecionismo, o Japão enfrenta o desafio de desempenhar um papel de liderança na promoção do livre comércio, depois que 15 nações da Ásia-Pacífico assinaram a Parceria Econômica Abrangente Regional, ou RCEP.
Os países da ASEAN, Japão, China, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia concordaram com o pacto durante uma cúpula on-line neste domingo (15).
O acordo RCEP deverá criar um enorme bloco comercial na região da Ásia-Pacífico, responsável por cerca de 30% da população e do PIB mundial.
O acordo reduzirá ou removerá tarifas e estabelecerá regras comuns, o que se espera estimulará ainda mais o comércio e o investimento, enquanto fortalece as cadeias de fornecimento de bens industriais, incluindo automóveis e peças eletrônicas de consumo.
O governo japonês considera a participação da China na estrutura de livre comércio um sucesso, embora a Índia tenha decidido não assinar o pacto no final.
A Índia está preocupada com um possível impacto adverso em suas indústrias domésticas. Trazer a Índia de volta à mesa de negociações será o próximo desafio do Japão.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















