EUA e Taiwan estabelecem diálogo econômico
Altos funcionários dos Estados Unidos e Taiwan discutiram formas de fortalecer os laços econômicos em meio à contínua divisão entre Washington e Pequim.
Os dois lados realizaram a primeira reunião de um novo Diálogo de Parceria para a Prosperidade Econômica em Washington nesta sexta-feira (20). O Subsecretário de Estado americano, Keith Krach, e o Vice-Ministro de Assuntos Econômicos de Taiwan, Chen Chern-chyi, participaram.
O Departamento de Estado dos EUA e as autoridades de Taiwan disseram, em declarações, que confirmaram que irão aprofundar sua cooperação econômica em campos como a estruturação da cadeia de abastecimento, infra-estrutura, energia e redes 5G.
A declaração dos EUA disse que os diálogos futuros ajudarão a fortalecer o relacionamento econômico EUA-Taiwan e o compromisso compartilhado com os mercados livres.
O grupo de Taiwan disse que as conversações elevaram a cooperação econômica bilateral entre as partes a um novo nível.
A administração Trump tem se envolvido cada vez mais na segurança de Taiwan. Recentemente, decidiu vender equipamento militar, incluindo mísseis e drones.
O último diálogo é visto como uma proposta econômica dos EUA para pressionar a China.
- Polícia de Tóquio prende sete por roubo de 420 milhões de ienes - 14 de março de 2026 9:43 pm
- Cuba e EUA realizam conversas para evitar confronto - 14 de março de 2026 4:04 pm
- EUA podem aprovar venda recorde de armas para Taiwan - 14 de março de 2026 3:52 pm























