Ícone do site Radio Shiga

Eleitores em Osaka rejeitam plano Metropolitano

Eleitores em Osaka rejeitam plano Metropolitano

Os eleitores da cidade japonesa de Osaka votaram pela rejeição de um plano para reorganizar a cidade em quatro alas especiais semelhantes às de Tóquio.

Com todas as cédulas contadas, 692.996 eleitores se opuseram ao plano, enquanto 675.829 outros o apoiaram.

Os oponentes do plano derrotaram o segundo referendo sobre o assunto neste domingo (1º), permitindo que o sistema atual se mantivesse em vigor.

O que é conhecido como o “Osaka metropolis plan – plano metropolitano de Osaka” exigiu a abolição da cidade designada pela portaria e a criação de quatro alas especiais, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Mais de 2,2 milhões de eleitores da cidade eram elegíveis para participar do referendo.

Os proponentes, incluindo o partido político regional Osaka Ishin no Kai e Komeito, disseram que a duplicação de trabalho entre a prefeitura e os governos municipais deveria ser eliminada, promovendo ao mesmo tempo o crescimento de toda a região de Osaka.

No entanto, os opositores, incluindo o Partido Liberal Democrático e o Partido Comunista Japonês, argumentaram que a medida pioraria os serviços para os residentes.

O apoio ao plano não havia se espalhado amplamente, além dos apoiadores de Osaka Ishin no Kai, pois a maioria dos eleitores se opôs novamente ao plano.

O prefeito de Osaka, Matsui Ichiro, que dirige Osaka Ishin no Kai, disse aos repórteres no domingo à noite que se aposentaria da política após completar seu mandato como prefeito em abril de 2023.

Matsui disse que aceitou um grande desafio pela segunda vez, e só poderia dizer que é o culpado pela perda.

Ele acrescentou que liderou o Ishin no Kai por 10 anos, mas agora ele sente a necessidade de assumir uma clara responsabilidade.

O governador de Osaka Yoshimura Hirofumi, que serve como vice-líder do Osaka Ishin no Kai, disse aos repórteres que ele leva a sério a rejeição do referendo.

Ele disse que nunca mais irá propor um plano metropolitano e que quer completar os dois anos e meio restantes de seu mandato atual.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile