Como o mercado japonês vê a economia sob administração de Biden
Com Joe Biden em curso para a Casa Branca, os mercados financeiros estão olhando para a direção que a política dos EUA irá tomar. Em particular, espera-se que a energia e o meio ambiente estejam caminhando para uma transformação.
Segundo a NHK, um analista sênior da Sumitomo Corporation Global Research, Asano Takaaki, disse o que isso poderia significar para as empresas no Japão e o resto da Ásia.
Asano disse: “Biden abordou o investimento ativo e o desenvolvimento de tecnologias energéticas e ambientais, portanto, é altamente provável que o progresso no campo se acelere tanto na Europa quanto nos EUA. O governo e as empresas japonesas precisam ter certeza de que não serão deixados para trás”.
Biden quer colocar mais veículos elétricos nas ruas. Isso poderia pressionar os fabricantes japoneses de automóveis a aumentar a produção de EV.
Enquanto isso, os laços EUA-China ficarão sob os holofotes. Asano diz que Biden, provavelmente, manterá uma posição dura em relação a Pequim em meio a tensões latentes sobre a tecnologia. Mas o novo líder está preparado para ser mais previsível do que o presidente Donald Trump.
Ele disse: “Como Biden promete informar os aliados americanos antes de revelar novas políticas contra a China, é provável que a previsibilidade melhore. Mas isso seria uma espada de dois gumes. Há um potencial que o Japão será consultado pela nova administração dos EUA sobre políticas relacionadas à China que são difíceis de engolir”.
Parece que o Japão e outros países precisarão pisar uma linha tênue em suas relações com as duas superpotências econômicas.
- Princesa Aiko celebra aniversário com visita aos avós - 2 de dezembro de 2025 12:33 am
- Jornais japoneses protestam contra uso por IA - 2 de dezembro de 2025 12:29 am
- Japão avança em novo sistema de seguro saúde - 2 de dezembro de 2025 12:22 am
















