Biden declara vitória sobre Trump
O candidato democrata, Joe Biden, declarou vitória sobre o candidato em exercício, o republicano Donald Trump, nas eleições presidenciais americanas de 2020.
Biden pediu a unidade em um discurso que fez no estado de Delaware.
Ele disse: “O povo desta nação falou. Eles nos deram uma vitória clara, uma vitória convincente. Uma vitória para “Nós, o povo”. Vencemos com o maior número de votos já expressos para uma corrida presidencial na história desta nação – 74 milhões. Sinto-me humilhado pela confiança que vocês depositaram em mim. Comprometo-me a ser um presidente que procura não dividir, mas unificar, que não vê estados vermelhos ou estados azuis, só vê os Estados Unidos”.
A contagem dos votos ainda está em andamento, mas a ABC News projeta que Biden vencerá a Pensilvânia. Combinado com suas vitórias anteriores, isso lhe daria mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários para tomar a Casa Branca.
A ABC News também está projetando que Biden vencerá Nevada e seus 6 votos para o colégio eleitoral. Ele também está liderando no Arizona e na Geórgia, mas um vencedor ainda não foi declarado em nenhum dos estados.
Trump emitiu uma declaração após a vitória de Biden na mídia. Nela, ele disse: “O simples fato é que esta eleição está longe de ter terminado”. O presidente tem, repetidamente, feito afirmações sobre o processo eleitoral, especialmente a votação por correspondência e a apuração dos votos.
Ele postou no Twitter, “Os observadores não foram autorizados a entrar nas salas de apuração. Eu ganhei a eleição, obtive 71.000.000 votos legais”.
Uma eleição presidencial americana, tradicionalmente, termina quando um candidato confirma a derrota, mas Trump ainda não o fez. Sua campanha lançou uma série de ações legais, mas não está claro se há provas suficientes para substanciar as reivindicações.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am