Austrália investigará crimes de guerra no Afeganistão
O governo australiano está criando uma agência de investigação para averiguar alegados crimes de guerra por suas tropas no Afeganistão.
O Primeiro Ministro, Scott Morrison, disse nesta quinta-feira (12), que o Escritório do Investigador Especial será totalmente implantado no próximo ano, se não mais cedo.
Ele conduzirá investigações independentes sobre as alegações que envolvem alguns soldados de 2005 a 2016. Apresentará suas conclusões aos promotores para determinar se devem ser indiciados por crimes de guerra.
Morrison disse que a Austrália tratará do assunto para garantir a justiça, assim como a integridade das forças de defesa.
Vários meios de comunicação australianos relataram que as tropas australianas são suspeitas de matar civis desarmados, incluindo crianças, no Afeganistão. Os militares conduziram uma investigação interna, de quatro anos, sobre as alegações. Um relatório sobre suas conclusões deverá ser divulgado na próxima semana.
A emissora pública australiana ABC noticiou algumas das supostas mortes em 2017. Investigadores federais invadiram a sede do ABC por suspeita de vazamento de informações militares confidenciais.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am