Ícone do site Radio Shiga

Apesar da vacina Sputnik V, casos de infecção por coronavírus chinês batem recorde na Rússia

Apesar da vacina Sputnik V, casos de infecção por coronavírus chinês batem recorde na Rússia

A Rússia relatou cerca de 23.600 novas infecções por coronavírus chinês e mais de 460 mortes nesta quinta-feira (19). Ambos os números marcaram novos registros diários. O número total de infecções do país subiu para mais de 2 milhões.

Uma pista de gelo na capital, Moscou, foi transformada em um hospital temporário para reduzir a pressão sobre o sistema médico. Cerca de 6.000 novas infecções diárias foram relatadas na cidade, recentemente.

A mídia russa diz que a instalação, que já sediou competições internacionais de patinação, tem cerca de 1.300 leitos e mais de 100 médicos e enfermeiros.

Em uma reunião governamental na quarta-feira (18), o Presidente Vladimir Putin expressou preocupação com o aumento das mortes.

Ele instruiu as autoridades a agirem prontamente, inclusive fornecendo testes PCR rápidos e disponibilizando amplamente uma vacina contra o coronavírus desenvolvida domesticamente.

Sputink V

A Rússia informou que a vacina contra a covid-19, Sputnik V, tem uma eficácia de 92%, segundo dados preliminares da terceira fase de pesquisa, e não apresentou efeitos adversos inesperados.

Os dados ainda não foram revisados por outros cientistas e tampouco publicados em periódico científico.

A informação foi divulgada dois dias depois da comunicação de que vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech apresentou eficácia de 90%, também segundo dados preliminares que ainda não foram publicados em revista científica.

Comunicado divulgado pelo Centro Gamaleya e o Fundo para Investimentos Diretos da Rússia (RDIF, na sigla em inglês) diz que o resultado foi obtido a partir de uma pesquisa com mais de 16 mil voluntários, 21 dias após o recebimento da primeira dose da vacina, que é inoculada em duas doses, ou placebo.

A nota informa que a análise de eficácia foi feita após 20 participantes terem desenvolvido covid-19 entre os que haviam recebido a vacina e os que tinham recebido placebo.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile