Apesar da vacina Sputnik V, casos de infecção por coronavírus chinês batem recorde na Rússia
A Rússia relatou cerca de 23.600 novas infecções por coronavírus chinês e mais de 460 mortes nesta quinta-feira (19). Ambos os números marcaram novos registros diários. O número total de infecções do país subiu para mais de 2 milhões.
Uma pista de gelo na capital, Moscou, foi transformada em um hospital temporário para reduzir a pressão sobre o sistema médico. Cerca de 6.000 novas infecções diárias foram relatadas na cidade, recentemente.
A mídia russa diz que a instalação, que já sediou competições internacionais de patinação, tem cerca de 1.300 leitos e mais de 100 médicos e enfermeiros.
Em uma reunião governamental na quarta-feira (18), o Presidente Vladimir Putin expressou preocupação com o aumento das mortes.
Ele instruiu as autoridades a agirem prontamente, inclusive fornecendo testes PCR rápidos e disponibilizando amplamente uma vacina contra o coronavírus desenvolvida domesticamente.
Sputink V
A Rússia informou que a vacina contra a covid-19, Sputnik V, tem uma eficácia de 92%, segundo dados preliminares da terceira fase de pesquisa, e não apresentou efeitos adversos inesperados.
Os dados ainda não foram revisados por outros cientistas e tampouco publicados em periódico científico.
A informação foi divulgada dois dias depois da comunicação de que vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech apresentou eficácia de 90%, também segundo dados preliminares que ainda não foram publicados em revista científica.
Comunicado divulgado pelo Centro Gamaleya e o Fundo para Investimentos Diretos da Rússia (RDIF, na sigla em inglês) diz que o resultado foi obtido a partir de uma pesquisa com mais de 16 mil voluntários, 21 dias após o recebimento da primeira dose da vacina, que é inoculada em duas doses, ou placebo.
A nota informa que a análise de eficácia foi feita após 20 participantes terem desenvolvido covid-19 entre os que haviam recebido a vacina e os que tinham recebido placebo.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















