Administração norte-americana aprova venda de F-35 para os Emirados Árabes Unidos
A administração americana anunciou que venderá até 50 aviões caça F-35 furtivos aos Emirados Árabes Unidos.
O Departamento de Estado americano disse nesta terça-feira (10), que planeja vender os caças furtivos aos Emirados Árabes Unidos, jatos não tripulados capazes de transportar mísseis de ataque, e outras armas. O pacote vale mais de 23,37 bilhões de dólares.
O Departamento de Estado disse que os adversários dos EUA, especialmente os do Irã, não se deterão em nada para interromper o acordo de normalização das relações entre os Emirados Árabes Unidos e Israel.
Disse que a venda proposta tornará os militares dos EAU mais capazes e interoperáveis com os militares dos parceiros dos EUA.
Em agosto, os Emirados Árabes Unidos e Israel chegaram a um acordo histórico de normalização das relações diplomáticas, intermediado pelos EUA.
Alguns meios de comunicação dos EUA e do Oriente Médio expressaram a opinião de que a administração Trump decidiu vender os caças aos Emirados para que o acordo se tornasse realidade.
Entretanto, a administração deve obter a aprovação do Congresso para vender as armas.
Os legisladores do Partido Democrata se opõem ao plano. Alguns dizem que apressar a venda durante o tempo restante do Trump poderia prejudicar a superioridade militar de Israel no Oriente Médio e minar a estabilidade.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am

